quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Conheça o CellScope, o microscópio para celulares


O resultado deste projeto é uma lente de aumento acoplável ao celular, capaz de produzir os mesmos efeitos de um microscópio tradicional, útil para diagnóstico de doenças como malária e tuberculose.

Depois das aplicações para comunicação, multimídia e entretenimento (com telas de alta resolução e sensíveis ao toque), os celulares começam a dar os primeiros passos em direção às áreas da biotecnologia e da saúde com o CellScope, um projeto inovador — desenvolvido durante as aulas de óptica da Universidade da Califórnia, em Berkley — que tem por objetivo a construção de lentes microscópicas portáteis, acopláveis a aparelhos com câmeras.

Apesar da estrutura complexa, tudo o que o usuário final tem que fazer é pegar o celular e encaixá-lo na base com as lentes já montadas, garantindo que a câmera do aparelho fique corretamente fixada e alinhada. Uma vez ativada a função de câmera no aparelho é possível conferir as amostras, exatamente como no equipamento tradicional.

O Twitter está bombando e "abendando"

Esta palavra que está entre aspas no título deste artigo não existe no dicionário brasileiro. Muito menos após esta nova reforma ortográfica. Não tem nada a ver.

Trata-se de um neologismo inventado por profissionais de informática dos EUA, importado por nós do Brasil e muito utilizado quando um computador servidor trava simplesmente por não estar agüentando o tranco. Pode ser que esteja mal configurado, com seu software desatualizado ou até mesmo não suportando a carga a que é submetido.

Abend vem de abnormal end. Traduzindo fica finalização anormal. E quando isso acontece tenha em mente que a vaca foi para o brejo. A rede parou e os telefonemas no Suporte vão começar com reclamações de todos os gostos e sabores. Sai de baixo!

Nesta semana quando estava tentando atualizar a minha imagem no Twitter lembrei do "abendando" pois, ao fazer o upload de uma fotinha miserável com apenas 7 Kb, recebi a seguinte tela por várias vezes:



















Este caso indica o sucesso do Twitter que pode se tornar o seu quase impossível fracasso e aos poucos vai se transformando em mais um paradigma do mundo virtual.

Como escrito na tela - Twitter está além da capacidade - percebe-se que os posts frenéticos neste nem tão novo queridinho da internet estão fazendo com que ele dê uma abendada. Ops. Ou melhor, travada. Congelada. Fora do ar. Vai tomar um café.

Nem tão novo porque está no ar desde 2006. E seu fundador, Evan Willians, apenas passou a usá-lo diariamente em 2008.

Ano passado o criador da Wikipedia, Jimmy Wales, passou pelo mesmo transtorno informando que precisava fazer um pequeno upgrade na sua estrutura de TI para agüentar o tranco. Valor deste pequeno incremento: US$ 6 milhões.

A sorte do Twitter é que vem recebendo aportes financeiros ao longo de sua existência, através de seus anjos investidores. Jeff Bezos, o dono da Amazon é um dos seus investidores juntamente com a Capital and Institutional Venture Partners. Os valores aportados são especulados em 250 milhões de dólares. Na verdade não foram revelados oficialmente.

E o Jimmy continua passando o pires atrás de doações para a sua enciclopédia.

Mas o mais curioso é que o Twitter ainda não tem um modelo de geração de receita definido. A Wikipedia também não. Mas o que acontece é o seguinte:
Enquanto na Wikipedia o conteúdo é editável por todos ao redor do globo, gerando cada vez mais conteúdo, e não passa disto, o Twitter conseguiu de uma forma simples, barata e rápida convergir dois mundos em um criando uma nova maneira de se comunicar.

Dois mundos em um e "quem não twitta se estrumbica".
Cento e quarenta caracteres que saem do telefone e entram na web. Cento e quarenta caracteres que saem da web e entram no celular.

Mas isso já era feito pelos torpedos virtuais. O Evan também sabia disso e fez todos verem os SMS's de todos. Sejam eles reais ou virtuais, pois no final das contas tudo é a mesma coisa ao mesmo tempo e agora. Quinze minutos atrás já é passado remoto.
Até a próxima semana.
PS.: a tela da baleia até que é bonitinha, mas essa aí abaixo...

Computadores de DNA

Em 1965, o fundador da Intel, Gordon Moore, previu que os processadores e chips iriam dobrar suas capacidades num período de dois anos. Isso quer dizer que um processador que processe 1000 bits de informação por segundo, em dois anos processaria 2000 bits por segundo e em mais dois anos, 4000 bits por segundo e dois anos depois, 8000 bits por segundo. Ao mesmo tempo, um chip de memória capaz de armazenar 1GB , em dois anos, guardaria 2GB e em mais dois anos chegaria a 4GB. Isso é conhecido como Lei de Moore.

Memórias e processadores estão cada vez mais potentes com o passar do tempo.Acontece que esse crescimento na capacidade de processadores e chips chegou a 18 meses. Isso é excelente, porque em um ano e meio, um computador top de linha dobraria sua capacidade de processamento e memória. Mas, eventualmente, os atuais chips de silício chegariam a um limite físico de espaço e miniaturização, o que impediria o avanço dessa capacidade. Isso fez com que cientistas e pesquisadores começassem a se preocupar com outras formas de processamento para permitir maior capacidade em menor espaço e que não fosse limitado fisicamente como os processadores de silício.

Foi quando em 1994, inspirado pelo livro Biologia Molecular dos Genes, de James Watson, um dos codescobridores do DNA, o cientista da computação Leonard Adleman sugeriu ser possível construir um computador baseado no DNA, o Ácido Desoxirribonucleico . Ele percebeu que o funcionamento do DNA era muito semelhante ao de um processador, pois nele seria possível carregar informação e gerar informações a partir de outros dados de entrada.

E assim foi lançada a primeira pedra na direção do desenvolvimento dos Computadores de DNA.

Pesquisas tenta utilizar a capacidade do DNA em processadores de computador.

Computadores de DNA? Mas como funciona isso?

DNA são moléculas presentes nos núcleos de todas as células vivas. Elas são formadas por quatro núcleos diferentes, representados pelas letras A, T, G e C, que se unem em pares para formarem a sequência de DNA. No núcleo de apenas uma célula está presente todas as informações que formam o seu corpo, por exemplo, desde a cor dos seus olhos, até a quantidade de fios de cabelo que terá na sua cabeça entre várias outras informações.

As moléculas de DNA conseguem seu resultado de processamento através de reações químicas. Como é necessária somente uma molécula de DNA e pouquíssimas moléculas do reagente para fazer o processamento de informações, o custo de manutenção de um chip é muito baixo, além de não ser feito de compostos nocivos ao meio-ambiente.

Cada processamento molecular por ocorrer independentemente um do outro e em um espaço de apenas uma gota de água seria capaz de ocorrer milhões ou até trilhões de processamentos simultâneos. Isso difere dos computadores atuais que têm processamento linear, ou seja, eles são só capazes de processar uma informação de cada vez antes de passar para a próxima informação.

O DNA será usado como parte do processamento de computadores. Mas esses computadores de DNA realmente funcionam?

Os testes realizados com esses processadores químicos foram capazes de analisar questões lógicas e chegar a resultados corretos em todos os testes. Instruídos com regras simples como “Todo homem é mortal” e “Sócrates é homem”, o computador conseguiu chegar ao resultado lógico “Sócrates é mortal”. Até quando ele foi instruído com regras mais complexas ou com regras que exigiam mais processamento, ele conseguia responder corretamente às perguntas.

Ao mesmo tempo, conseguiram projetar “portas lógicas” de DNA. Uma porta lógica é um processamento no qual se recebem dois dados de entrada e entrega-se um dado de saída. Essas portas lógicas de DNA conseguiriam unir cadeias simples de DNA, devolvendo assim um resultado lógico AND, ou subtrair parte de uma cadeia, devolvendo o resultado lógico NOT. O processamento seria analisado então pelo tamanho da cadeia molecular resultante. Isso é mais um passo em direção aos processadores de DNA.

Computadores de DNA ainda precisarão de peças de computadores convencionais de silício.

Vantagens e Desvantagens dos Computadores de DNA

O maior problema do processamento de DNA é o tempo de reação. Uma simples reação química pode durar de alguns segundos a vários minutos. Porém, em um espaço de apenas uma gota de água podem existir trilhões de reações ocorrendo paralelamente. Isso quer dizer que em poucos minutos o processador de DNA seria capaz de milhões de processamentos, o que superaria em tempo e capacidade os processadores de silício.

Porém, ainda é necessário ter processadores normais para fazer a leitura dos dados químicos. Esses dados são mostrados através de pequenas moléculas fluorescentes que “acendem” quando um determinado resultado é alcançado. Outra forma é analisar o tamanho das novas moléculas de DNA criadas. Mas, independentemente, de como o processamento é feito, é necessário outro processador convencional para analisar e mostrar o resultado.

Possíveis usos dos Computadores de DNA

Inicialmente, as principais aplicações do processamento de DNA seriam para diagnósticos médicos. Se um computador é capaz de analisar efeitos de moléculas pré-programadas, seria possível colocá-las dentro de uma célula para ela investigar seu funcionamento e assim conseguir diagnosticar doenças como o câncer de forma fácil, rápida e indolor. Além disso, esses processadores de DNA conseguiriam diagnosticar doenças e ativar a liberação da quantidade certa de remédio necessário para combatê-las.

No futuro, será possível utilizar a tecnologia da computação de DNA para fazer diagnósticos médicos.

Um uso mais tardio previsto seria fazer computadores com processadores combinados. Eles teriam um processador de DNA para processamentos complexos e um processador de silício para tarefas mais comuns e banais. Isso permitiria que o computador analisasse processamentos de lógica não-consistente, ou questões que possuem mais de uma resposta correta, de uma forma trilhões de vezes mais rápida que qualquer processador de silício.Computadores no futuro terão muito mais capacidade de processamento.

Essa tecnologia pode ser usada para armazenamento. Cada núcleo de informação pode entregar até quatro dados A, T, C ou G, que combinados forma aminoácidos. Então o processamento não seria mais binário (0 ou 1), mas poderia ter diversas possibilidades, dependendo unicamente da quantidade de aminoácidos programados e poderia até se aproximar do processamento dos computadores quânticos. Cada bit de informação seria de um tamanho molecular, e teria a estabilidade quase permanente dessas moléculas. Uma gota de DNA seria capaz de guardar trilhões de bits de informação: muito mais memória em muito menos espaço.

Conclusão

Esse seria o futuro dos processadores. As possibilidades de chegar ao nível molecular de armazenamento e processamento trariam a nós mais agilidade em menor espaço. Ao mesmo tempo, conseguiremos otimizar a nossa própria biologia e utilizar o nosso corpo como computadores e processadores. Mas essa tecnologia ainda está um pouco longe de se tornar viável. As pesquisas estão em fase inicial e não há previsões de lançamento comercial dos computadores de DNA.

Apple vai anunciar novidades para iPod em 9 de setembro

A Apple vai introduzir novidades em sua linha de reprodutores de música digitais iPod e sua loja on-line iTunes em 9 de setembro. As informações foram dadas pela imprensa norte-americana nesta terça-feira (18), citando fontes ligadas à empresa.

Segundo o site "AllThingsDigital", do diário econômico "The Wall Street Journal", o evento acontecerá em San Francisco e se concentrará na apresentação de uma renovada linha de iPod e novas funções para o iTunes, como a possibilidade de compartilhar música com outros usuários.

A página acrescenta que não haverá notícias sobre o falado novo computador portátil extraplano no qual Apple estaria trabalhando, e que seria a resposta da companhia ao sucesso dos netbooks, uma categoria de computadores de baixo custo e dimensões reduzidas.

Não se sabe se Steve Jobs, executivo-chefe e cofundador da Apple, reaparecerá publicamente no evento de setembro. Jobs se reintegrou recentemente a seu posto após seis meses de licença médica, nos quais recebeu um transplante de fígado.

A renovação da família iPod ocorre poucos dias depois que a Microsoft anunciou uma redução nos preços de seu reprodutor de músicas digital Zune.

A gigante dos softwares lançou o Zune em 2006 com o objetivo de competir diretamente com o iPod da Apple, mas, apesar do capital investido no design de novos modelos mais atrativos para o consumidor, o aparelho não conseguiu decolar.

Na primeira metade deste ano, o Zune conseguiu uma fração de mercado de cerca de 2% contra 70% do iPod, segundo dados da empresa de consultoria NPD.

Fonte: Folha Online

Microsoft corta em US$100 preço do Xbox Elite


SAN FRANCISCO, Estados Unidos (Reuters) - A Microsoft está reduzindo em 100 dólares o preço do modelo topo de linha do Xbox 360, na tentativa de elevar sua fatia no mercado de videogames na temporada de compras de fim de ano.

A companhia cortará o preço do Xbox 360 Elite para 299,99 dólares, informou a Microsoft nesta quinta-feira, dias depois da Sony ter reduzido o valor do PlayStation 3 para 299 dólares.

O preço do Xbox Arcade será mantido em 199,99 dólares, enquanto a produção do modelo Pro será gradualmente descontinuada. O Pro será vendido a 249,99 dólares até o término dos estoques.

O Xbox é o segundo colocado no mercado de videogames norte-americano, atrás do Wii, da Nintendo, que é comercializado a 249 dólares. Contudo, as vendas do Xbox mostraram firmeza neste ano, registrando alta de 17 por cento nos Estados Unidos.

O porta-voz da Microsoft, David Dennis, afirmou que o corte no preço estava nos planos há algum tempo, e que não era uma resposta à medida da Sony anunciada na semana passada na feira internacional de videogames Gamescom, em Colônia, na Alemanha.

Ele acrescentou que espera que a iniciativa possa atrair novos compradores, bem como ajudar a simplificar seu mix de produtos para fabricantes, varejistas e consumidores.

"Realmente torna a decisão muito mais fácil para os consumidores", disse Dennis. "Eles têm consciência de preço e gravitam para o Arcade ou querem a versão completa do Xbox 360."

Produtoras de jogos, como a Activision Blizzard, têm clamado por corte no preço dos consoles, o que ajuda a impulsionar as vendas de games.

Agora estão tendo o desejo realizado, mesmo que a indústria continue envolvida em um declínio de meses com a falta de novos lançamentos e a contenção dos gastos do consumidor diante da recessão.

Fonte: Yahoo Tecnologia