sexta-feira, 4 de setembro de 2009

USB 3.0 vem aí

O USB 3.0 Promoter Group(grupo formado pela Intel, Microsoft, HP, NXP Semiconductors, NEC e TexasInstruments) anunciou a conclusão da especificação USB 3.0[bb], também conhecida como Superspeed. Agora eles iniciaram um programa voltado aos fabricantes que visa certificar e testar os produtos compatíveis com o barramento USB 3.0. Caso o produto passe nos testes ele receberá um selo de compatibilidade com o novo barramento. A tecnologia USB 3.0 possui uma taxa de transferência de 5 Gb/s, que é mais de dez vezes maior do que a taxa do USB 2.0 (480 Mb/s), lançado em abril de 2000. Os primeiros produtos compatíveis com a tecnologia USB 3.0 deverão chegar ao mercado em grande escala em 2010. De acordo com os analistas da In-Stat produtos USB 3.0 representarão 30% do mercado em 2013.

Para mais informações:
http://www.usb.org/press/USB_3_0_complianceFINAL.pdf

Fonte: Paibeldohardware

Corrigindo o Lag dos vídeos do YouTube no FireFox

Todo usuário do FireFox já passou por isso, mas poucos sabem o por quê. Ao assistir a um vídeo no YouTube por esse navegador, mesmo que você espere o vídeo carregar por completo antes de assistir, a cada dez segundo mais ou menos, o vídeo dá aquela travadinha, conhecida como lag, atrapalhando sua experiência ao assistir aos vídeos. Muitas pessoas chegaram a abandonar o FireFox e suas vantagens por causa disso e outras até mesmo trocaram de computador por achar que fosse um problema do processador.

Mas por que isso acontece?

O que muitos não sabem é que isso é mais comum do que se imagina. Esse problema acontece devido a uma melhoria do FireFox a partir da versão 2.0: salvar abas. Quando você fecha o programa de forma repentina, ao reabrir, o navegador lhe dá a opção de recuperar as abas fechadas. Isso é possível porque o FireFox salva a cada 10 segundos as opções de abas abertas. A questão é que quanto mais abas abertas, mais tempo de processamento ele vai levar para salvá-las. E é por isso que os vídeos no YouTube travam ou apresentam lag.

Como resolver o problema

Sabendo o motivo de o FireFox travar ao passar os vídeos, agora fica fácil corrigir o problema. Para tanto, é necessário fazer algumas alterações no código do navegador. A partir de aqui, são passados alguns passos a serem seguidos com cuidado, pois qualquer alteração indevida no registro pode impossibilitá-lo de usar o navegador.

1. Abra o FireFox.
2. Na barra de endereço, escreva about:config e aparecerá um aviso de segurança. Aperte Ok, sem desmarcar a caixa ao lado.
Escreva about:config na barra de endereços do FireFox
    3. Você verá uma série de endereços de registro do FireFox junto com uma barra de busca. Escreva nesse espaço browser.sessionstore.interval

  1. Clique com o botão direito sobre o número 10000 que aparece. Selecione a opção Editar
  2. Esse número conta o tempo em milissegundos entre cada operação para salvar as abas do FireFox, ou seja, o padrão 10000 são 10.000 milissegundos ou 10 segundos. Coloque 300000 para salvar a cada 5 minutos, ou 120000 para salvar a cada 2 minutos.
Seguindo esses passos, você provavelmente não verá mais o lag nos vídeos do YouTube pelo FireFox. Se isso acontecer, será de forma menos constante.
Outra coisa que você pode fazer é baixar e instalar o Bywifi. Ele ajuda a acelerar o streaming dos vídeos do YouTube vistos pelo FireFox, além de  possibilitar baixá-los ao final.

Fonte: Baixaki